Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Juate-dô


O Juatedo é uma arte marcial brasileira, desenvolvida pelo Mestre Carlos Antonio R. Bezerra 7º Dan, aproximadamente no início dos anos 60, com seus princípios fundados nas bases das artes marciais samurai japonesas e na filosofia do Budô, tendo todo os seus ensinamentos passados por seu pai (Antônio Batista Bezerra 2º Dan) e pelo Mestre Taikiano Takashi 7º Dan, este vindo diretamente do Japão, no ano de 1949. O Juatedo possui uma Associação Brasileira (ABJ) fundada em 1982, que regulamenta sua prática.
É uma arte formadora de moral que propicia o desenvolvimento da inteligência e dos talentos do indivíduo, em outras palavras, é um caminho que desenvolve toda a potencialidade existente no ser humano; por isso é que o Juatedo é uma proposta pedagógica e filosófica, tendo como objetivo a formação de cidadãos éticos e auto-suficientes para enfrentar os desafios de sua longa jornada em uma sociedade contemporânea
O Juatedo se manifesta ao homem como uma forma de elucidação, que tanto favore a compreensão de si mesmo, como estabelece um caminho estruturado que venha propiciar ao homem uma reflexão crítica e coerente de "visão de mundo" para que o mesmo possa agir ciente e consciente de sua responsabilidade como cidadão. Nós não "agimos por agir", agimos sim, por uma certa finalidade que pode ser mais ampla ou mais restrita. As finalidades restritas são aquelas que se referem somente ao bem-estar material e aos benefícios imediatos. As finalidades mais amplas são aquelas que se referem ao sentido da existência: a busca do bem-estar físico e espiritual, o bem do próximo, da sociedade, doar-se em benefício da educação, lutar pela emancipação dos oprimidos, ser consciente de sua responsabilidade social, lutar pela preservação da natureza, etc. Por isso, é que certamente devido ao fato de que a vida só tem sentido se vivida em função da busca da virtude. Praticar o Juatedo intensamente com sua mente e corpo, unindo-os com o espírito, é desenvolver uma mente ampla.

As técnicas base que formam essa arte marcial são:
  • Atemi-Waza: Técnica de golpes visando pontos específicos no corpo do adversário.
  • Jujutsu: Técnica de golpes de projeção e imobilização através de chaves, torções e arremessos.
  • Kenjutsu: Técnica de manuseio, comportamento e golpes com a espada japonesa (bokken e katana).
  • Iaijutsu: Técnica do desembanhar da espada.
  • Kyujutsu: Técnica de manuseio do arco-e-flecha.
  • Meditação Zazen: Vivência e procura da paz através, também, da meditação e procura do "eu" interno.
  • Filosofia: Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade e do Budô, o código do Samurai.
Apesar de todo o embasamento ténico ser oriundo das técnicas japonesas, é importante enaltecer que a toda a forma foi desenvolvida aqui no Brasil, portanto muitos dos golpes possuem tanto nomes em português, quanto em japonês, isso faz com que o Juatedo seja uma legítima arte marcial brasileira.

5 comentários:

  1. Treinei Juate-dô com o em paulista (Região metropolitana do Recife) com o professor Marcos Canuto. Cheguei a faixa azul ... Infelizmente perdi contato com todos ... isso foi a uns 10 anos ... onde posso encontrar uma academia de Juate-dô? Moro em Olinda atualmente.

    Meu email é xande66@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temo atualmente dois Dojos , um em paulista e outro em recife. O meu fica em Pau Amarelo. 987359425

      Excluir
  2. Tive a oportunidade de praticar essa arte no meu passado e conhecer o mestre Carlos e a Sra. Sua esposa de nome linda, quando morei no bairro de Rio Doce em Olinda. Fui amigo dos cunhados do mestre Carlos, o Alexandre e o Dinho. Treinei na época com o professor Cícero e Luizinho. Época boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Associação de moradores da quarta etapa de Rio Doce. Década de 1980.

      Excluir
  3. Tive a oportunidade de praticar o Juate-dô com o mestre Carlos e o professor Josafá. Além do professor João que hoje ensina Karatê. Eu era criança e morava num bairro de baixa renda, tinha que sobreviver e o Juate-dô me ajudou muito com a autodefesa.

    ResponderExcluir