Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Curiosidades Da Capoeira

  A capoeira dança e brincadeira


Hoje, na Bahia, encontramos escolas - "Academias de Capoeira" - onde os famosos mestres formam seus discípulos. A luta transformada num divertimento passou a ser o próprio divertimento em si, a vadiação como se diz na Bahia. Vadiar numa roda de capoeira na Bahia é o sonho de todo capoeirista. Ao som de berimbaus, pandeiros, caxixis e atabaques, os "capoeiristas" batem palmas e cantam
                    
Formam um semi-círculo e, dois a dois, entram na roda para vadiar, ou para jogar a capoeira. Maneios de corpo, ginga, rasteira, rabo-de-arraia, bênção de peito, armada, queixada... golpes e contra-golpes ritmados e rápidos, embalados pela música e pelas palmas.
É uma dança. Mas, cuidado! A brincadeira pode acabar e a luta de verdade começar. Com a capoeira não se brinca nem na hora da brincadeira.
A prática da Capoeira
A capoeira dispensa qualquer tipo de ginástica ou condicionamento físico para seus praticantes por ser ela um esporte completo, que trabalha o corpo desde a parte muscular até a parte mental e espiritual do ser humano.
Suas bases são movimentos altamente flexibilizantes, tonificantes e alongadiços. Ainda há muito o que ser pesquisado sobre as movimentações da capoeira mas, do já se sabe, os mestres definem que o equilíbrio mental e corporal é o que sustenta a prática dos movimentos de um bom jogador de capoeira.
A capoeira é a arte de lutar sorrindo, onde os jogadores são um como o espelho do outro.
Praticar a capoeira é um prazer que cada vez mais pessoas estão descobrindo e levando à sério. É puramente arte a apresentação dos capoeiristas.
Um bom capoeirista deve se apresentar para a prática do esporte vestido com seu "abadá", ou seja, calça de helanca branca e camisa regata de malha branca, contendo estampado na frente e nas costas o símbolo ou escudo do grupo ou associação ao qual representa. Um abadá completo consta de: calça de helanca branca, camiseta regata ou olímpica branca, corda, cordão ou cordel, que representam a graduação do atleta, proteção para os pés, tornozelos, punhos e joelhos, que são opcionais e os capoeiristas devem estar descalços.
Há uma diferença entre a apresentação de um capoeirista regional e um angoleiro. Ainda hoje na Bahia e em muitos outros lugares, os capoeiristas que praticam e cultuam o jogo de Angola, fiéis ao ritual antigo, se vestem de terno de puro linho branco, camisa de seda pura, lenço no pescoço, chapéu de Panamá, sapato lustrado e meia. Se vestindo assim, tão sociais, os mestres mais antigos vão para o jogo da capoeira onde, eles dizem, o bom capoeira sai do jogo com o terno limpo e ainda com o chapéu na cabeça .

Nenhum comentário:

Postar um comentário